Orquídea em VASO TRANSPARENTE? Por quê?



Conheça o Curso Online Orquídeas sem Frescura com Carol Costa: http://cursos.minhasplantas.com.br/pv2-orquideas

As orquídeas Phalaenopsis são bem populares e existem em vários tamanhos e cores. A gente repara tanto na beleza da planta e em suas flores lindas que, talvez, o vaso passe despercebido. Mas repare bem e vai notar que muitas Phalaenopsis são plantadas em vasos transparentes. Quer saber o motivo? Nossa jardineira Carol Costa conta o porquê da escolha desses vasos pelos produtores.

Se observar bem a Phalaenopsis, você verá que nem só as folhas e o caule da haste floral dessa planta é verde; suas raízes também são. E não é uma exclusividade da famosa orquídea-borboleta (como alguns chamam as Phalaenopsis) mas, uma característica das orquídeas epífitas.Já que essas orquídeas vivem sobre outras, não precisam ficar com suas raízes ocultas no solo. Então, usam essa parte para abraçar o tronco de uma árvore e aproveitam para fazer fotossíntese com suas raízes. É um jeito de otimizar o máximo possível sua estrutura. Os produtores cultivam orquídeas vasos transparentes já sabendo que a plantas ficarão ainda mais saudáveis se receberem luz solar também em suas raízes. Para deixar o ambiente bem do jeitinho que a Phalaenopsis gosta, orquidófilos e produtores utilizam substrato de material lenhoso para imitar uma árvore (cascas de pínus, chips de cocos, carvão, etc) e, um vaso que deixa as raízes receber o banho de sol que tanto gosta.

ASSISTA TAMBÉM:  VEJA QUE "ENCANTO" ESTAS 16 ORQUÍDEAS MARAVILHOSAS COM NOMES / ID E BOTÕES PARA ABRIR

As raízes das orquídeas epífitas, como mostrado num vídeo desta série, gostam de saírem do vaso à procura de algo para se agarrar e aproveitam para ter mais área verde para seu banho de sol. Quanto maior a planta, mais raízes ela terá. Uma dica ninja: se puder escolher entre duas orquídeas de espécies e portes idênticos, dá uma olhadinha no vaso e fique com a que tiver mais raízes. Então, não deve escolher orquídeas pequenas? Pelo contrário! Orquídeas menores como as mini Phalaenopsis são lindas, assim como suas irmãs maiores e, além de fofas, são multiflora: produz muitas hastes de flores pequenas! Já as Phalaenopsis grandes, são grandifloras: poucas hastes com flores bem grandonas. Entendeu o efeito? Uma planta compacta mas cheinha de florezinhas, para um efeito bem volumoso e, uma orquídea alta, longa e com flores grandes, para criar um contraste! E nem precisa optar por uma ou outra; não perca tempo e fique com ambas!

ASSISTA TAMBÉM:  Vanda azul e Vanda vermelha por um preço incrível!

Tanto as Phalaenopsis quanto as mini-Phalaenopsis ficarão lindas e felizes em vasos furados, seja qual for o material (barro, plástico, madeira…). E, última dica da nossa jardineira Carol Costa: um pouco de canela em pó fará sua Phalaenopsis florir mais! Não se sabe exatamente porque isso só funciona com orquídeas desse grupo mas, funciona!

ASSISTA TAMBÉM:  KIT ORQUÍDEA AZUL + PINTALGADA AROMÁTICA! PLANTAS ADULTAS!

Agradecimentos:
Escola Orgânica Holambra – https://www.instagram.com/escolaorganicaholambra
Magna Flora – https://www.instagram.com/magna_flora/
Sítio Kolibri – https://www.instagram.com/sitiokolibri/
Ven Flor: https://www.instagram.com/venfloroficial/

Figurino:
vestido Hering (Basiko.com Holambra): https://www.instagram.com/basiko.com_holambra/
lenço Jardim Botânico Plantarum: https://www.plantarum.com.br/

Playlist de Phalaenopsis: https://www.youtube.com/watch?v=XJeMQ0YPhVw&list=PL0levlxBCArctxjHSgpISebKLULj-m0OM

Conheça o Curso Online Orquídeas sem Frescura com Carol Costa: http://cursos.minhasplantas.com.br/pv2-orquideas

Assistir no Youtube

Compartilhar

39 Comments

  1. Ganhei uma orquídea borboleta ontem (27/05/20) mas ela está com algumas raízes secas e soltas. O que faço? Mudo de vaso? Informação: o substrato é aquele de coco com lascas de madeira (não é casca de pinus)

  2. Eu amo orquídeas!!! Me deu foi um nervoso de ver vc pegando as orquídeas pelo cabo!!!! Kkkkkkkk!! Eu tenho uma "chocolate" mas esse ano ela não quis dar flor…..😢💓🙏✌️💯

  3. Carol, adoro seus vídeos. Mas definitivamente não sei cuidar das minhas phal. Já perdi 2 e agora não sei o que fazer com a 3ª. Veio num vaso plástico pequenino e florida. Agora , as raizes não estão crescendo e preciso trocar para um vaso maior. Estou com receio de perdê-la também. Help!!!

  4. Estou cultivando orquídeas falenopsis ha uns 4 anos. Elas florecem muito bem, varias vezes no ano. Só que os novos ramos vão ficando cada vez mais finos embora as flores continuam lindas. Como seria a poda ideal?

  5. Carol boa tarde adoro os seus insinamento sobre as plantas, preciso que vc me responda urgente meu marido colocou a gaiola do passarinho perto da minha orquídea que estava com hatéa se preparando pra dar flores aí o passarinho bicou e arrancou o início da haste 😭😭oque eu faço por favor me responda eu coloquei canela em pó aonde o passarinho bicou 😭

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *