ORQUÍDEAS com MANCHAS nas FOLHAS? Saiba por quê



Inscreva-se no Curso Gratuito de Orquídeas: http://cursos.minhasplantas.com.br/inscricao-orquideas

Se você tem uma orquídea, tudo o que quer é que a planta tenha flores lindas e uma folhagem exuberante. As flores podem ser lisas, coloridas, com pintinhas… já as folhas, quase sempre (guarde essa informação), devem ser verdes. E nada de pintas! Se está procurando respostas para algumas manchas, marcas de respingos ou o porquê da folhagem da sua orquídea está parecida com um dálmata, você veio ao local certo. Nossa jardineira Carol Costa explica três motivos que pode ser o diagnóstico daquela sarda indesejada na sua planta.

Motivo 1: calda bordalesa.
Essa são as pintas mais comuns e fáceis de identificar. Calda bordalesa é um preparado químico à base de cal virgem, utilizado por produtores para evitar que fungos ataquem as plantas. Esse preparado tem uma cor leitosa, meio azulada e acaba causando algumas manchinhas nas folhagens. A planta continua saudável mas, fica aquele “respingado” quando a folha está seca. Se você molha a planta ou passa um pano úmido na folhagem, pode até pensar que removeu a mancha mas, é só secar que lá estão as marcas de novo.

ASSISTA TAMBÉM:  Novidade: mini e micro orquídea borboleta!

Motivo 2: pulverização por cálcio.
Outra manchinha que lembra muito a calda bordalesa é a causada por pulverização de cálcio na planta. Sem cálcio, as folhas não ficam rígidas. É quase o mesmo que com nossos ossos, doses de cálcio na planta jovem para que ela cresça forte e com oss.., ops, folhas e caules firmes. Quando as folhas são melhores constituídas, não são tão atrativas para insetos e outras pragas. Você notará essas manchas nas folhas de baixo da planta, que costumam ser as mais antigas. As novas nascerão bonitas, desde que você mantenha os cuidados com sua orquídea. A parte boa é que, diferente da calda bordalesa, a mancha causada pelo cálcio sai. Só passar um paninho úmido gentilmente nas folhas e elas ficarão novas… em folhas! (tá bom, tá bom…)

Motivo 3: pintas naturais
Lembra que lá no início do texto foi pedido para guardar uma informação? Pois é, nem todas as folhas de orquídeas são totalmente lisas. Algumas espécies, como a Phalaenopsis “Scention”, são naturalmente pintadinhas. Se observar bem, tanto as folhas jovens quando as mais antigas da “Scention” possuem pintas, com uma distribuição mais uniforme do que as outras duas manchas desse vídeo. Pode lavar, passar paninho, mas as sardinhas dessa linda orquídea continuaram lá. É o charme dela. Outra que possuem manchas, quase lembrando uma Sansevieria espada-de-são-jorge, é a Phalaenopsis schilleriana – essa já é planta de colecionador especialista! Ah, não esquenta; todo orquidófilo começou como você, cheio de amor por orquídeas mas com pouca experiência. Aproveita pra fazer sua inscrição no Desafio: Orquídeas – começa no dia 03/04 e vai até o 05/05, com aulas diárias da nossa louca das plantas, Carol Costa. O link tá aqui em baixo:
Inscreva-se no Curso Gratuito de Orquídeas: http://cursos.minhasplantas.com.br/inscricao-orquideas

ASSISTA TAMBÉM:  COMO ESTAQUEAR ORQUÍDEAS

As plantas produzidas pela Flora Fujimaki e pelo Ven Flor são comercializadas com exclusividade pelo Veiling Holambra. Se gostou de algumas das plantas mostradas nesse vídeo, anote o nome da espécie e solicite ao gerente do seu garden center preferido para que entre em contato com o Veiling Holambra. Pode ser floricultura, pet shop, lojas de materiais de construção e até mesmo hipermercados. Este vídeo foi gravado nas dependências da Escola Orgânica Holambra.

ASSISTA TAMBÉM:  Orquídeas Cymbidiums ¿Como hago para que florezcan otra vez? ║Orquídeas en el mundo

Plantas do vídeo:
begônia-maculata (Begonia maculata)
Phalaenopsis (Phalaenopsis hybrid)
Phalaenopsis “Scention”

Agradecimentos:
Escola Orgânica Holambra – https://www.instagram.com/escolaorganicaholambra
Flora Fujimaki – https://www.instagram.com/florafujimaki/
Ven Flor – https://www.instagram.com/venfloroficial/
Veiling Holambra – https://www.instagram.com/veilingholambra/

Links:
Calda bordalesa: https://minhasplantas.com.br/duvidas/pragas-e-doencas/tudo-sobre-calda-bordalesa/

Lojas online que estão entregando plantas, vasos e insumos de jardinagem
Em todo o Brasil:
Click Jardim – https://www.instagram.com/clickjardim
Vasart – https://www.instagram.com/vasart_oficial/
Net Shop Garden – https://www.instagram.com/netshopgarden
Flores Online – https://www.instagram.com/floresonline
Em São Paulo:
Mil Plantas – https://www.instagram.com/milplantas
Shopping Garden – https://www.instagram.com/shopgarden

Figurino:
vestido Hering (Basiko.com Holambra)
colar Studio Drê Magalhães

Assistir no Youtube

Compartilhar

39 Comments

  1. Minhas arundinas de mais de 20 anos estão com um problema sério, ela tem manchas pretas nas folhas e as partes novas em desenvolvimento secam por fora e apodrecem o "builbo", já foram 7 hastes apodrecidas em desenvolvimento em uma, e mais 4 na outra, essa planta estava muito bem em outro lugar, a 1 ano e meio a levei para outra casa, durante 1 anos ela ficou mais linda que nunca, de 4 meses para cá ela começou com esse problema e a estou perdendo pouco a pouco, poderia o inquilino da frente te-la envenenado de alguma forma? (ela batia numa telha acrílica e ele reclamou do barulho e temos infelizmente desafetos pode outros motivos), eu acabei usando o Forth Fungicida, e parece não estar surtindo efeito, seria interessante que você veja fotos para identificar melhor o problema, eu estou sem whatsapp no momento, você poderia por favor me passar um email, para que eu possa lhe enviar as fotos que tirei do celular de um amigo? Desde já eu agradeço imensamente pela sua ajuda…

  2. Carol , minha orquídea está ficando com os caules roxos e as folhas também estão arroxeando. Mas, parece saudável
    Existe alguma fase que pode , algum tipo de orquídea ficar assim

  3. ola, Carol, amo seus videos e tenho aprendido muito com vc, me mudei pra uma casa que tem um jardim com varias orquideas bambus, e aprendi pelo youtube com vc e outras pessoas como cuidar , gratidão por compartilhar seu conhecimento…. So que estou lutando ha uns 2 meses contra pragas (cochonilha e depois deu acaros) pesquisando na net usei oleo de neem com detergente, e não deu resultado… ai li q era bom usar sulfato de cobre, venderam pro meu marido um sem rotulo , segui as orientações dos videos do youtube, e borrifei no fim da tarde, no dia seguinte minhas orquideas , minha minha mini roseira e outras plantas estavam todas queimadas, das roseiras tirei tds as folhas, pq sei que em um mes ja ta cheia de novo, mas as orquideas não sei o que fazer ja tirei mtas folhas por conta das pragas, mas agora estão mais de 50% da folhas queimadas, devo tirar ou deixar cair ? Estou sem saber o que fazer, se puder me dar uma luz, agradeço. Comecei a cuidar de plantas ha menos de 6 meses, então tenho pouquissima experiencia. Grata por seu tempo.

  4. Carol minhas está com uns bixinhios brancos mas sempre dentro do começo da folinhas parece uns algodão mas não é o que faço com essa porcaria só sei que as plantas fica feia estraga fica com a comida

  5. Mais um problema Carol
    Eu amo de paixão a rosa do deserto leio tudo que sai a respeito… só tenho um vaso já fiz de tudo para ela florir e até agora nada… embora os viveiristas mostram pequenas plantas floridas…..
    Qual o mistério.luto também com pontas de folhas queimadas.. ..tem solução meu caso? Rsrs bjs gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *